Diretores devem ou não devem dar descontos?
- Fernando Augusto Mendonça
- 5 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

Vive-se uma fase do mercado muito competitiva, onde prazos de entrega são bem importantes, prazos para pagamento dão poder à quem compra e a quem vende e claro, qualidade do produto ou serviço são fundamentais. Alguns consumidores dizem que sem esse trinômio: qualidade, preço e prazo, você nem está mais no jogo! rsrsr
Pode-se enfrentar também, eventuais conflitos de canal, onde produtos exatamente iguais são vendidos por concorrentes de leste a oeste, de norte ao sul, e dependendo de onde sejam expedidos, tem substituição tributária, mais impostos, menos impostos, fretes…
Fazendo várias visitas no interior das Minas Gerais e parte da Bahia, percebemos uma conduta interessante. Alguns diretores tem se recusado a conceder descontos! Isso mesmo que você leu! Eles participam de reuniões, vão até os clientes e os recebem em suas operações! Presenciei algumas reuniões com um discurso assim: – Queremos saber como está a comunicação com o nosso time? Como estão as entregas, isso é, a velocidade de entrega está adequada? Os produtos estão te atendendo conforme suas expectativas e as dos seus clientes? Em que somos bons? Onde temos que melhorar? Quero saber disso tudo e mais um pouco. Sobre a experiência de compra que nossa Empresa entrega, qual a nota que Vocês nos atribuem?
Por isso nunca fez tanto sentido fortalecer o Time, evitando “passar por cima do gerente ou mesmo dos vendedores”. Diretores fazem ou devem fazer papel de diretores, cuidando o time, dos processos, dos resultados e das estratégias! E pra fechar negócios, propriamente dito, cabe a força de vendas.
Você, enquanto diretor ou se colocando no lugar dele, quer ficar recebendo uma ligação atrás da outra com pedidos de “penico”, digo, descontos?
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